Circula nas redes sociais a informação de que Luna Barroso, filha do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), teria sido deportada dos Estados Unidos. A notícia, no entanto, é completamente falsa e não tem base em fatos.
Falsa ligação com ações de Donald Trump
O boato afirma que Luna foi afetada por medidas do ex-presidente norte-americano Donald Trump, supostamente em represália ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, o que de fato ocorreu foi o anúncio feito por Trump, na sexta-feira (18/07), de restrições contra o ministro Alexandre de Moraes e seus aliados — sem menção a Barroso ou sua família.
Luna Barroso não vive nos Estados Unidos
Luna é mestre em Direito Público pela UERJ e autora do livro “Liberdade de Expressão e Democracia na Era Digital — o impacto das mídias sociais no mundo contemporâneo”. Ela não estuda mais na Universidade de Yale, em Connecticut, desde 2023, o que desmente também a alegação de que ela estaria atuando como advogada nos EUA.
A informação de sua deportação ou envolvimento em ações diplomáticas recentes não passa de desinformação propagada por redes sociais e blogs. Até o momento, não há qualquer indício oficial de que Luna tenha enfrentado problemas com imigração nos Estados Unidos.
Mais Sobre Luna: Migalhas