O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou um jantar com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (31), às 19h, no Palácio da Alvorada. A reunião acontece em meio à tensão diplomática após o governo dos Estados Unidos aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes.
Jantar busca demonstrar apoio institucional
A iniciativa de Lula visa reforçar laços institucionais e demonstrar apoio à Suprema Corte, especialmente a Moraes, alvo de medidas restritivas impostas por Washington com base na chamada Lei Magnitsky.
Segundo fontes do Planalto, o encontro terá tom informal, mas pretende alinhar estratégias diante da crescente crise diplomática com o governo Trump.
Reunião com Barroso antecipou convite
Na noite da quarta-feira (30), Lula recebeu fora da agenda oficial o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Durante a conversa, trataram sobre o agravamento das tensões com os EUA. Outros ministros também participaram da reunião.
Barroso, então, repassou o convite para todos os integrantes da Corte. A expectativa é que a maioria dos ministros participe do jantar, embora alguns estejam fora de Brasília e só cheguem à capital na sexta-feira (1º), para a reabertura oficial dos trabalhos do Judiciário.
Apesar disso, o gesto do presidente pode levar parte dos magistrados a antecipar o retorno à capital federal.