Período vai até 9 de fevereiro; provas marcadas para 5 de maio em 220 cidades
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, serão iniciadas nesta sexta-feira (19), conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os candidatos têm até o dia 9 de fevereiro para se inscrever, com as provas programadas para o dia 5 de maio em 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar a página do gov.br. Durante o processo, é necessário escolher entre as oito opções de blocos temáticos, cada um agrupando carreiras com semelhanças entre si. A divulgação dos resultados está prevista para 3 de junho, com os resultados finais em 30 de Julho.
O modelo de inscrição por blocos temáticos, destacado pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Cardoso, amplia as opções de escolha, levando em consideração a vocação e o perfil profissional de cada candidato. O CPNU abrange 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, com inscrições de R$ 60 para o nível médio e R$ 90 para o nível superior. Há isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas do Prouni, e inscritos no Fies.
A distribuição de vagas inclui 6.640 oportunidades em órgãos federais, com destaque para MGI, Ministério do Trabalho e Emprego, Incra, IBGE, Funai, e Ministério da Saúde. O concurso reserva percentuais para cotas específicas, contemplando candidatos com deficiência, candidatos negros, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
Edição e Publicação; Celso Teixeira
Para mais noticias como essa, sigam nossas redes sociais do Meia Um News