O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, lançado nesta quinta-feira (25), revelou que os jovens brasileiros estão concluindo o Ensino Médio com menos aprendizado em português e matemática do que há uma década. O levantamento foi elaborado pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Santillana.
Apenas 7,7% dos alunos atingem o nível adequado
De acordo com dados do Saeb 2023 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), somente 7,7% dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio alcançaram o nível esperado em português e matemática.
O percentual é menor do que o registrado em 2013 (8,3%) e não recuperou os índices observados antes da pandemia. Em 2019, por exemplo, 10,3% dos alunos tinham o aprendizado considerado adequado.
Impacto da pandemia na aprendizagem
A coordenadora de políticas educacionais do Todos Pela Educação, Natália Fregonesi, explica que os atuais estudantes do terceiro ano foram diretamente impactados pelo ensino remoto durante a pandemia.
“Esses alunos cursaram o nono ano do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio quase totalmente de forma online. Isso resultou em uma perda significativa de desenvolvimento nesses dois anos”, destacou.
Desigualdade educacional em crescimento
Além da queda na aprendizagem, o levantamento aponta que a desigualdade entre estudantes das redes pública e privada aumentou. O impacto da pandemia foi mais severo em escolas públicas, onde os alunos tiveram menos acesso a recursos tecnológicos e apoio pedagógico.