Fernando Haddad planeja apresentar um projeto abrangente de transformação ecológica durante sua estadia em Nova York.

Fernando Haddad planeja apresentar um projeto abrangente em New York.
Saque FGTS
Não fique no aperto, saque hoje mesmo o seu FGTS.
Brasília, (DF) – 28/08/2023 – O presidente Lula durante solenidade de Assinatura de Sanção do Projeto de Lei de Conversão (PLV) no 15/2023, que estabelece a política de valorização permanente do salário mínimo. Foto Valter Campanato/EBC.

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, partirá rumo a Nova York neste sábado (16) à noite para participar da Climate Week (Semana do Clima), um evento voltado para discutir iniciativas no combate às mudanças climáticas. Ele será parte da delegação liderada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajará aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Durante sua estadia até quarta-feira (20), Haddad irá apresentar o ambicioso Plano de Transformação Ecológica do Brasil a investidores, autoridades e acadêmicos. O objetivo do governo é fortalecer os laços internacionais para enfrentar a crise climática.

Agenda de Reuniões

Sua agenda inclui reuniões com empresários, participação em fóruns e encontros com especialistas e líderes de opinião. Na segunda-feira (18), o ministro estará presente em um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Bolsa de Nova York, bem como participará de encontros acadêmicos organizados pelas Universidades de Harvard e Columbia. Durante o evento em Harvard, está previsto um encontro bilateral com John Kerry, enviado especial para o clima dos Estados Unidos.

Na terça-feira (19), Haddad tomará parte em um café da manhã organizado pelo Instituto Igarapé e pela Coalizão pela Amazônia. Em seguida, o ministro terá reuniões com Ian Bremmer, CEO da Eurasia, e 20 investidores, além de se encontrar com Michael Bloomberg, empresário e ex-prefeito de Nova Iorque.

Na quarta-feira, o ministro acompanhará o presidente Lula na Cúpula de Ambição Climática na sede das Nações Unidas. Posteriormente, por volta das 13h (horário local) e 14h no horário de Brasília, Haddad participará do encontro entre Lula e o presidente norte-americano Joe Biden. Este encontro visa debater e fortalecer os esforços conjuntos do Brasil e dos Estados Unidos no combate às mudanças climáticas, bem como promover políticas de desenvolvimento sustentável.

Por fim, na tarde de quarta-feira, Haddad se reunirá com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o chefe da representação do órgão no Brasil.

O ministro retornará ao Brasil na noite de quarta-feira e está previsto para chegar ao país na manhã de quinta-feira (21).

Cidades e Mulheres

Além de Haddad, outros ministros da comitiva oficial já estão engajados em eventos relacionados à Assembleia Geral da ONU. No sábado (16) à tarde, o ministro das Cidades, Jader Filho, será um dos palestrantes no painel sobre “Políticas de Localização de Alto Impacto” na sede da ONU. Em seguida, no domingo (17), ele participará da conferência “Coalizão Local 2030: Impulsionando as Transformações Chave e Alcançando as Metas de Desenvolvimento Sustentável até 2030”, também na sede das Nações Unidas.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, marcará presença no lançamento do programa WomenLedCities neste sábado. Trata-se de uma iniciativa global que busca aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança tanto no setor público quanto privado. O Brasil e a Gâmbia foram escolhidos como países piloto para este programa. Além disso, a ministra participará de um encontro com movimentos sociais de brasileiros em Nova York e região, com foco no combate à misoginia.

No domingo (17), Cida Gonçalves se unirá à comitiva e acompanhará a abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Ela participará de eventos ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, como o Encontro de Mulheres “Elas Lideram”. A ministra também fará uma visita ao Consulado-Geral do Brasil em Nova York, onde será recebida mulheres brasileiras que estão enfrentando situações de violência.

Fonte: Agência Brasil

Edição: Diego Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Destaques

Posts relacionados