Operação conjunta contra a dengue: Exército e saúde se unem para proteger o DF
Uma aliança estratégica entre o setor de saúde e o Exército Brasileiro foi estabelecida para fortalecer o enfrentamento à dengue no Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (29), soldados estarão colaborando com a Secretaria de Saúde (SES-DF) em diversas frentes, incluindo visitas domiciliares, transporte de pacientes e aplicação do carro fumacê.
Com um contingente de 176 soldados designados para visitas domiciliares, 30 motoristas de ambulância, 20 motoristas do carro fumacê, além de sargentos e oficiais envolvidos na operação, essa iniciativa visa intensificar as ações de combate à dengue em áreas prioritárias do DF.
As ambulâncias do Exército serão responsáveis pela remoção de pacientes que necessitam de atendimento em unidades de saúde, complementando os serviços já prestados pelo Samu 192 e pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF. Além disso, os militares atuarão como motoristas dos carros de aplicação de fumacê, contribuindo para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
A cooperação entre o Exército e a SES-DF incluiu a capacitação dos militares, que receberam orientações sobre as estratégias de atuação. Com foco nas regiões do DF mais afetadas pela dengue, como as RAs de Brazlândia, Ceilândia, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, entre outras, as equipes do Exército serão distribuídas estrategicamente para otimizar os esforços de combate à doença.
Para o secretário-adjunto de Assistência à Saúde da SES-DF, Luciano Agrizzi, essa parceria representa um avanço significativo no atendimento à população. A disponibilização de ambulâncias do Exército contribuirá para reduzir o tempo de resposta no transporte de pacientes às unidades de saúde, garantindo um cuidado mais ágil e eficaz.
Além das ações conjuntas com o Exército, o Governo do DF montou nove tendas de hidratação em diferentes regiões, oferecendo assistência para casos suspeitos de dengue. Essas tendas funcionam diariamente, das 7h às 19h, e contam com profissionais de saúde capacitados para realizar o atendimento necessário.
Com o reforço das ações de prevenção, tratamento e atendimento, o DF demonstra seu compromisso em combater a dengue e proteger a saúde de sua população. A colaboração entre diferentes setores e instituições mostra-se fundamental para enfrentar esse desafio de forma eficaz e abrangente. (*SES)
Edição e Publicação; Celso Teixeira
Para mais noticias como essa, sigam nossas redes sociais do Meia Um News