Planaltina, o núcleo urbano mais antigo do Distrito Federal, com origens em 1859, atualmente está no centro de uma disputa. O município de Planaltina de Goiás, conhecido como “Brasilinha” por estar localizado na antiga fazenda Brasília, busca a incorporação do Setor Tradicional de Planaltina, localizado no Distrito Federal, que está em processo de regularização fundiária. Isso envolve a solicitação de pagamento por parte de Planaltina de Goiás aos proprietários de lotes. Essa questão está atualmente em disputa judicial no Distrito Federal. A imagem é creditada a Chico Sant’Anna.

foto: chico santana
Por Chico Sant’Anna
Quem diria, 67 anos depois, Goiás quer de volta parte do território do Distrito Federal. Na realidade, é o município de Planaltina de Goiás que reclama na justiça a propriedade do Setor Tradicional da cidade satélite de Planaltina-DF. Vale lembrar que em 1956, para que as obras de construção de Brasília tivessem início, o então governador de Goiás, José Ludovico, deu início à desapropriação de terras no Planalto Central. A prefeitura entrou com ação na Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, pedindo a paralisação do processo de regularização fundiária que vem sendo promovido pelo GDF, relativamente à área urbana daquele Setor
Planaltina é o núcleo urbano mais antigo do Distrito Federal, nasceu em 1859, fruto da ação dos Bandeirantes que vieram por aqui procurar ouro e pedras preciosas. Era ponto de acesso a Estrada Real, por onde escoavam o ouro e os impostos pagos à Coroa Portuguesa. Inicialmente denominada de Distrito de Mestre D’armas, fazia parte da cidade de Formosa, Goiás. A história começou por volta da primeira metade do século XVIII.
Redação.
Foto e texto: Chico Santana