Goiás busca a reintegração de uma porção de território do Distrito Federal.

Goiás busca a reintegração de uma porção de território do Distrito Federal.
Quem diria, 67 anos depois, Goiás quer de volta parte do território do Distrito Federal

Compartilhe

LEI SECA 2025
Saque em até 5 minutos o seu FGTS

Planaltina, o núcleo urbano mais antigo do Distrito Federal, com origens em 1859, atualmente está no centro de uma disputa. O município de Planaltina de Goiás, conhecido como “Brasilinha” por estar localizado na antiga fazenda Brasília, busca a incorporação do Setor Tradicional de Planaltina, localizado no Distrito Federal, que está em processo de regularização fundiária. Isso envolve a solicitação de pagamento por parte de Planaltina de Goiás aos proprietários de lotes. Essa questão está atualmente em disputa judicial no Distrito Federal. A imagem é creditada a Chico Sant’Anna.

foto: chico santana

Por Chico Sant’Anna

Quem diria, 67 anos depois, Goiás quer de volta parte do território do Distrito Federal. Na realidade, é o município de Planaltina de Goiás que reclama na justiça a propriedade do Setor Tradicional da cidade satélite de Planaltina-DF. Vale lembrar que em 1956, para que as obras de construção de Brasília tivessem início, o então governador de Goiás, José Ludovico, deu início à desapropriação de terras no Planalto Central. A prefeitura entrou com ação na Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, pedindo a paralisação do processo de regularização fundiária que vem sendo promovido pelo GDF, relativamente à área urbana daquele Setor

Planaltina é o núcleo urbano mais antigo do Distrito Federal, nasceu em 1859, fruto da ação dos Bandeirantes que vieram por aqui procurar ouro e pedras preciosas. Era ponto de acesso a Estrada Real, por onde escoavam o ouro e os impostos pagos à Coroa Portuguesa. Inicialmente denominada de Distrito de Mestre D’armas, fazia parte da cidade de Formosa, Goiás. A história começou por volta da primeira metade do século XVIII.

Redação.

Foto e texto: Chico Santana

Sigam nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 12 =

Categorias

Mais Destaques

Posts relacionados

plugins premium WordPress