A primeira-dama Janja da Silva, Janja dispara ofensas a Elon Musk, presenteou antecipadamente de Natal a extrema direita de todo o mundo ao ofender publicamente de graça em um evento paralelo ao G20 o bilionário Elon Musk, dono do X. Tal ofença não foi bem vista pela direita mundial.
No evento paralelo ao G20, Janja trouxe para sí o holofotes por falas polêmicas. Além de xingar Musk, ela disse que o autor do atentado a bomba em Brasília foi um “bestão que acabou se matando“.
Nas falas do colunista da Uol Jamil, comenta que:
A gente sabe que o que aconteceu foi um presente de Natal antecipado que a primeira-dama deu para a extrema direita mundial, não só para a extrema direita brasileira. Ela deu um presente em uma semana que o tema central é o atentado à bomba na Praça dos Três Poderes.
Ela deu de bandeja a oportunidade para que a extrema direita vire essa história e não queira falar de mais nada a não ser a grosseria da primeira-dama.
O governo tentará encobrir essa situação e até mesmo dizendo que foi algo “isolado” e que as falas da Primeira Dama não reflete e nem deveria refletir no governo do Presidente Lula. As gafes irritaram e incomodaram membros do governo Lula, essa não é a primeira vez que Janja causa polêmica.
A tentativa do Palácio do Planalto quanto do Itamaraty é dizer que: ‘Essa não é a posição do presidente Lula e dos diplomatas brasileiros. Essa é uma posição isolada’. O que a extrema direita vai fazer é utilizar para sempre essa fala – Jamil.
Ao xingar Elon Musk, dono do X, a primeira-dama Janja da Silva iguala o governo Lula (PT) ao governo Bolsonaro, que “saía falando palavrões por aí”, criticou o colunista Tales Faria no UOL News da tarde deste domingo (17).
Tal critica a Elon Musk, dono do X, a primeira-dama Janja está em meio de igualar o Governo Lula (PT) ao governo Bolsonaro, o mesmo falava diversos palavrões e parecia meio sem filtros nas brincadeiras e falas de mal gosto.
Pegou muito mal. Do ponto de vista diplomático e estratégico, foi uma gafe monumental. É um absurdo fazer isso. Depois, o próprio presidente disse que não faz sentido não se deve xingar ninguém, dando uma indireta para a própria Janja – Jamil.
O pior de tudo não é só o mal-estar que cria com os Estados Unidos, mas tivemos um presidente, o Jair Bolsonaro, que saía falando palavrões, a torto e a direito. O Bolsonaro falava palavrões, era constrangedor. Mesmo o Lula, que é um sujeito mais de papo de bar, tranquilo e espontâneo, evita falar palavrões. Vem a primeira-dama e iguala ao Bolsonaro. Acaba igualando esse governo ao governo Bolsonaro. Na boca da primeira-dama é uma tragédia absoluta – Jamil.
Do ponto de vista da estratégia diplomática é um absurdo. Do ponto de vista da política local, é pior ainda, porque iguala o atual governo ao presidente anterior que vivia falando palavrões por aí – Jamil.
Janja disse “Fuck you, Elon Musk”
Durante um painel do G20 focado na ampliação da participação de atores não governamentais, a primeira-dama do Brasil, Janja, fez duras críticas às fake news e mencionou Elon Musk de forma provocativa.
“No mundo digital, a desinformação se tornou insustentável”, declarou Janja, citando como exemplo o impacto das notícias falsas em tragédias climáticas, como a ocorrida no Rio Grande do Sul. Durante sua fala, uma buzina de navio soou, interrompendo o discurso. Ela reagiu rapidamente: “Deve ser o Elon Musk. Eu não tenho medo de você”, acrescentando um xingamento em inglês dirigido ao empresário.
Musk respondeu no X (antigo Twitter), publicando: “Eles vão perder a próxima eleição”, acompanhado de dois emoticons sorridentes. Mais tarde, ele compartilhou o vídeo da fala de Janja em sua rede social, alimentando a polêmica.