No sexto saidão de 2023, determinado pela Vara de Execução Penal (VEP), está prevista a liberação de detentos das prisões no Distrito Federal. Um total de 1.786 reclusos, sendo 26 mulheres, sairão das celas durante o período compreendido entre as 7h de sexta-feira (15/9) e as 10h de segunda-feira (18/9).
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, os detentos que foram autorizados a trabalhar fora terão permissão para retornar à prisão após o término de sua jornada de emprego.
A possibilidade de saída temporária está estabelecida na portaria nº1 de 2023 da Vara de Execução Penal (VEP). Para o ano em curso, estão programadas nove saídas, totalizando 35 dias de liberdade provisória.
O saidão é disponibilizado para os detentos do regime semiaberto que possuem autorização para trabalho externo ou saídas temporárias. Aqueles que não retornarem dentro do prazo estipulado serão considerados fugitivos e correm o risco de perder o direito ao regime semiaberto.
Se alguém presenciar algum custodiado cometendo um crime ou tentando escapar durante o período de saidão, pode fazer uma denúncia de forma anônima ligando para a Polícia Penal do DF no telefone (61) 99666-6000.
FONTE: Metropoles
Foto: Metropoles
Um Comentário