Ar condicionado e ventiladores são os que mais aumentaram, conforme o último IPCA, lógicamente eletrônicos e luz aumenta.
Não é de agora que os brasileiros vem sofrendo com o calor intenso, ondas de calor que afea o país inteiro. Mas, além dessa situação, surge um outra, o consumo de energia e o aumento de equipamentos eletrônicos e alimentos, tudo por conta do calor.
Dentre os aumentos, encontramos os eletrodomésticos, bem como o ar-condicionado e ventilador. De acordo com dados de outubro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Gerografia e Estatística (IBGE). A conta de luz poderá ficar mais cara, segundo os especialistas.
O preço do ar-condicionado desparou, teve uma alta de 6,09%, segundo IPCA, esse valor é maior desde a última decada, quando o alta foi de 10,54%. O ventilador teve o aumento de apenas 0,20%. E não para por ai, por conta do calor exessivo a Associção Brasileiroa de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) aponta um aumento dos preços dos ar-condicionado de até 38%, somente nesse segundo semestre do ano.
Aumento na Conta de Luz
Os consumidores irão sentir com o aumento da conta de luz, por conta dos efeitos fortes da aonda de calor, os consumidores podem ficar mais tempo com equipamentos de eletrodomésticos ligados para se refrescar, conforme foi avaliado pela ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia.
PARTIPEM DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS E EMPREGO NO WHATSAPP, CLICANDO AQUI