O Dia Mundial do Livro é celebrado nesta terça-feira (23), dia criado pela UNESCO em homenagem a literatura para incentivar o hábito da leitura em todo o mundo. Mais do que reconhecer o valor cultural dos livros, a data propõe uma reflexão sobre o impacto da leitura na formação pessoal e coletiva.
Livros são companheiros de jornada, capazes de atravessar gerações, romper fronteiras e transformar visões de mundo. Algumas obras nos marcam profundamente, despertando emoções, questionamentos e ideias que carregamos ao longo da vida. No entanto, além das histórias escritas por grandes autores, há uma narrativa que pertence exclusivamente a cada indivíduo: a sua própria.
A vida, com seus ciclos e recomeços, se assemelha a um livro em constante construção. A cada novo dia, uma página em branco se apresenta, oferecendo a chance de escrever um novo capítulo, fazer escolhas conscientes e construir um enredo coerente com os próprios valores e desejos.
O Dia Mundial do Livro é um lembrete de que todos somos, de alguma forma, autores. Autores da nossa trajetória, das nossas mudanças e dos nossos aprendizados. Em meio à correria cotidiana, reservar um tempo para a leitura pode ser um ato de cuidado e inspiração — e refletir sobre os rumos da própria história, um exercício necessário.