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Recuperação judicial da Gol provoca corrida de fornecedores no Brasil

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Gol pede recuperação judicial. Por que a aérea entrou em crise? O que muda para passageiros? Tire suas dúvidas

O pedido de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos provocou uma corrida entre fornecedores no Brasil. Eles estão se reunindo para avaliar o impacto do processo em suas contas e, eventualmente, negociar em bloco pagamentos com a companhia aérea.

O processo no exterior trouxe incertezas para prestadores de serviços e fornecedores de matérias-primas de médio porte, que não estão naquela lista de graúdos credores, apresentada pela empresa à Justiça dos EUA.

A esses credores, a situação da Gol preocupa, mas interessa manter contratos e buscar reconhecimento de valores a serem pagos sem uma relação belicosa. Arriscaria seus negócios a opção de se enfileirar ao lado de bancos e outros credores em guerras judiciais contra a companhia aérea.

Assim como em casos da 123 Milhas, da Cervejaria Petrópolis e da Lojas Americanas, esses credores estão se reunindo em blocos para terem maior poder de barganha.

Ações despencaram

Somente nessa segunda-feira (29/1), a Gol viu suas ações despencarem em 33% na bolsa de valores brasileira. Desde quinta-feira (25/1), quando entrou cm o pedido de recuperação judicial  nos EUA, a aérea perdeu o equivalente a R$ 1 bilhão em valor de mercado.

O advogado Renato Scardoa, especializado em defender empresas nessa situação, tem reunido 20 empresas fornecedoras da Gol que estão preocupadas com a recuperação judicial. “Esses fornecedores têm duas preocupações. A primeira é não arcar com um prejuízo muito grande em relação ao crédito que eles detêm”, diz. “A segunda é continuar fornecendo.”

Negociação em bloco

A negociação com essas grandes empresas, observa o advogado, passa por uma “montagem em sindicato”. “É a organização de um grupo de credores para negociar em bloco e ter maior poder de barganha”, afirma. Essas empresas ainda avaliam, segundo Scardoa, o tamanho de seus créditos e o impacto da crise da Gol em seus caixas.

Esses fornecedores não foram citados na lista de credores apresentada pela Gol nos Estados Unidos. Lá, a companhia indicou 30 débitos com 27 empresas, cujas dívidas somam R$ 4,7 bilhões. O processo precisa ser homologado pela Justiça Brasileira para a Gol ficar blindada também de execuções de dívidas no Brasil.

Como apurou o MEIA UM NEWS, há, ainda, a chance de a companhia apresentar um pedido de recuperação judicial no país. No Brasil, ela teria de listar todos os seus credores, o que inclui esses fornecedores e outros que, por exemplo, têm créditos trabalhistas.

“Os clientes da Gol poderão continuar a organizar viagens e a voar pela Companhia como sempre fizeram, com a utilização de passagens e vouchers.”

Eles continuarão a acumular milhas ao viajar pela companhia e terão a oportunidade de utilizar e resgatar as milhas acumuladas através do programa Smiles.

A empresa assegura que cumprirá todas as suas responsabilidades para com os clientes, incluindo reembolsos de passagens, vouchers de viagem e pagamentos ou créditos relacionados a reclamações de bagagem ou serviços, de acordo com as políticas em vigor na empresa.

Fonte: Redação

Edição e Publicação; Celso Teixeira

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Diego Carvalho

Diego Carvalho é um blogueiro dedicado às áreas financeira e global, conhecido por seu conteúdo claro, informativo e acessível. Com uma visão apurada do mercado, compartilha insights sobre investimentos, gestão financeira e tendências econômicas mundiais. Sua trajetória é marcada pelo compromisso de transformar assuntos complexos em informações práticas e úteis para seus leitores, ajudando tanto iniciantes quanto investidores experientes a alcançarem seus objetivos financeiros. Por meio de artigos envolventes e educativos, ele constrói uma comunidade de leitores engajada, focada em prosperidade e conhecimento.

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