No segundo trimestre de 2023, o Banco BRB registrou um lucro líquido recorrente de R$ 93 milhões, representando um aumento de 21,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Durante esse trimestre, as receitas provenientes de serviços cresceram 10,1%, enquanto o resultado operacional teve um aumento de 31,6%. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido anualizado atingiu 16,9%.
O banco também demonstrou um aumento sólido em seus ativos totais, alcançando a marca de R$ 45 bilhões, um crescimento de 21,2% em 12 meses. Destaque especial foi a carteira de crédito, que chegou a R$ 33 bilhões, marcando um aumento de 30,5%. Isso inclui um crescimento notável no crédito imobiliário, onde o BRB lidera o mercado do Distrito Federal, com um saldo de R$ 7,9 bilhões, representando um crescimento de 45% em 12 meses.
O crédito consignado, como principal produto da carteira de pessoa física, alcançou um saldo de R$ 14,3 bilhões, com um crescimento de 20% em 12 meses. No crédito rural, a carteira cresceu 44% no último ano, atingindo um total de R$ 885 milhões. O BRB manteve sua liderança no Distrito Federal nas linhas Pronaf e Pronamp, além de ser o líder geral na concessão de crédito rural.
A carteira de crédito para empresas também cresceu consideravelmente, com um aumento de 60,6% nos últimos 12 meses, atingindo R$ 4,1 bilhões. O crédito concedido a grandes empresas chegou a R$ 901 milhões, com um crescimento de 29,4% em 12 meses, enquanto o crédito às micro, pequenas e médias empresas atingiu R$ 1,8 bilhão, com um aumento de 9,7% em relação a junho de 2022.
A inadimplência da carteira de crédito encerrou o mês de junho em 1,92%, consideravelmente abaixo da média de mercado de 3,55%, com uma queda de 0,24 ponto percentual em 12 meses, destacando a qualidade dos ativos mesmo em momentos desafiadores da economia.
As captações totais alcançaram R$ 40,7 bilhões, representando um crescimento de 26% em comparação ao ano anterior. Os depósitos a prazo, totalizando R$ 27,1 bilhões, aumentaram 30,6%, liderados pelos depósitos judiciais, que alcançaram R$ 12,9 bilhões e tiveram um aumento de 49,7% no período. O BRB mantém uma base de captações estável, diversificada e com custos decrescentes.
O crescimento constante da carteira de crédito, o ajuste regular das taxas de juros, a redução dos custos de captação e a estratégia de reciclagem de ativos por meio da venda de carteiras de crédito contribuíram para um aumento de 30,3% na margem financeira em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O BRB registrou um aumento notável de 30% em sua base de clientes, atingindo 7,3 milhões de clientes em mais de 5.200 municípios brasileiros, o que representa 93% do território nacional. Isso inclui os clientes do banco digital Nação BRB FLA, resultado de uma inovadora e estratégica parceria com o Flamengo, o time de maior torcida do país.
O foco principal do BRB é expandir seu relacionamento com essa crescente base de clientes, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços de atendimento diferenciado em todo o país, tanto por meio de canais físicos quanto digitais.
Destaca-se também o crescimento dos produtos de seguridade, com um aumento significativo nos prêmios de seguros, proporcionando proteção qualificada aos clientes. No primeiro semestre do ano, o BRB também expandiu sua presença para a capital da Paraíba, gerenciando a folha de pagamento dos servidores ativos e inativos da Prefeitura de João Pessoa, abrangendo 33 mil servidores.
Além disso, o BRB foi reconhecido em diversas áreas durante os primeiros seis meses do ano, incluindo o prêmio Internacional Banking Awards pelo terceiro ano consecutivo, na categoria “Melhor inovação em Banco de Varejo”.
O Banco BRB continuou a investir em tecnologia e inovação, lançando o super APP do BRB no segundo trimestre de 2023, desenvolvido a partir do escritório de inovação do banco no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O banco também consolidou projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados (analytics e big data), segurança cibernética e governança de dados. Atualmente, 95% das transações totais do BRB são realizadas por meio de canais digitais.
No âmbito dos meios de pagamento, o BRB lançou o cartão BRB Benefícios no segundo trimestre de 2023, oferecendo uma solução prática e diferenciada para clientes pessoa jurídica oferecerem benefícios aos seus colaboradores. Esse produto permite que as empresas escolham a categoria de benefício desejada, seja para alimentação e/ou refeição, proporcionando vantagens tanto para a organização quanto para os beneficiários.
O BRB também demonstrou seu compromisso com as melhores práticas de ESG ao se tornar o primeiro banco brasileiro a substituir o material de todos os seus cartões de plástico por PVC 100% reutilizado. Além disso, a instituição continuou a operacionalizar os programas sociais do Governo do Distrito Federal, beneficiando famílias e pagando mais de R$ 1,3 bilhão em benefícios desde 2019.
Na área de seguros, o segundo trimestre de 2023 apresentou um aumento notável de 96,4% em Previdência e 64,1% em Consórcios em comparação ao mesmo período do ano anterior. A emissão de seguros totalizou R$ 234,8 milhões em prêmios, com um aumento de 23,9% em relação ao primeiro trimestre do ano. O período também foi marcado pela consolidação de parcerias importantes na área, incluindo colaborações com a Mapfre e BNP Paribas Cardif.
INADIMPLÊNCIA
A inadimplência encerou o segundo trimestre de 2023 com uma taxa de 1,92%, demonstrando uma significativa redução de 0,24 ponto percentual em 12 meses, e mantendo-se abaixo da média de mercado, que é de 3,55%. A qualidade da carteira de crédito também foi ressaltada, com os ratings de menor risco (que variam de AA a C) representando 96,5% da participação na carteira.
Quanto à adequação de capital, o BRB encerrou o segundo trimestre de 2023 com um índice de Basileia de 14,95%, um aumento de 0,16 ponto percentual em relação a dezembro de 2022 e acima do marco regulatório de 10,5%. Dessa soma, R$ 2,29 bilhões compõem o capital nível I do banco, e R$ 1,44 bilhão é o nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 3,88 bilhões, representando um crescimento de 29% em 12 meses.
Quanto à rede de atendimento, o BRB encerrou o segundo trimestre de 2023 com 1.089 pontos de atendimento distribuídos em 12 unidades federativas, incluindo 189 agências e 900 correspondentes. Essa ampla estrutura abrange toda a presença física do banco, abrangendo o Distrito Federal e os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa.
O BRB está comprometido com a expansão de seus serviços e com a oferta de atendimento diferenciado, tanto em seus canais físicos quanto digitais, a fim de atender às necessidades variadas de seus clientes em todo o Brasil.
Outro destaque foi o compromisso com questões de ESG (Ambiente, Social e Governança). O BRB adotou a prática sustentável de substituir o material de todos os seus cartões de plástico por PVC 100% reutilizado, reforçando seu compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis. Além disso, o banco continuou a operacionalizar programas sociais do Governo do Distrito Federal, beneficiando famílias e contribuindo para a comunidade.
Na área de seguros, o banco obteve sucesso com um aumento notável em Previdência e Consórcios, destacando-se por suas parcerias estratégicas com empresas como a Mapfre e a BNP Paribas Cardif.
O BRB demonstrou solidez financeira, crescimento constante e um forte compromisso com a inovação e a sustentabilidade em seu desempenho durante o segundo trimestre de 2023.