Incêndio atinge sede do Ministério da Igualdade Racial em Brasília
Na manhã desta terça-feira (25), uma explosão seguida por um incêndio atingiu o prédio do Ministério da Igualdade Racial (MIR), localizado no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao menos 30 pessoas foram atendidas — entre elas, um trabalhador com queimaduras graves.
O que aconteceu
Explosão na subestação
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a explosão ocorreu em uma subestação de energia situada no interior do prédio. Posteriormente, houve incêndio.
Evacuação e socorro das vítimas
O prédio foi imediatamente evacuado pelas equipes de bombeiros. Entre os atendidos:
- Um trabalhador terceirizado teve aproximadamente 60% do corpo queimado.
- Duas pessoas intoxicaram-se por inalação de fumaça.
- Outras 27 pessoas receberam atendimento no local por sintomas associados à fumaça.
As vítimas foram encaminhadas a unidades de saúde, segundo a gravidade de cada caso.
Contexto da sede atingida
O Ministério da Igualdade Racial é um órgão federal responsável por coordenar e executar políticas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo em âmbito nacional. Wikipédia A estrutura onde ocorreu o incidente abriga também outras pastas.
Situação atual e investigações
Até o momento, as autoridades confirmaram que a origem foi a subestação de energia, mas não divulgaram oficialmente os detalhes da perícia. A evacuação foi conduzida pelos bombeiros e as equipes já prestaram os primeiros atendimentos.
Não há informações públicas sobre o estado de saúde atualizado das vítimas ou sobre a extensão dos danos na estrutura do prédio.
Conclusão
O incêndio na sede do Ministério da Igualdade Racial reacende o alerta sobre a segurança em instalações públicas. As autoridades seguem investigando as causas da explosão. As vítimas receberam atendimento e os procedimentos de evacuação foram adotados com sucesso.
Fontes: Jornal de Brasília, ICL Notícias, Varela Net, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.





