Brasília

Ministro da Previdência anuncia “pente-fino” em 800 mil benefícios temporários

Saque FGTS Saque FGTS

Previsão é que haja uma revisão de benefícios previdenciários a cada dois anos; medida visa atualizar cadastros e cancelar pagamentos que não se enquadrem mais nas regras

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), anunciou, nesta sexta-feira (5), um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários a partir de agosto. A medida faz parte do ajuste fiscal que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta implementar para equilibrar as contas públicas.

Segundo Lupi, a previsão é que haja uma revisão de benefícios previdenciários a cada dois anos. Mas entre os temporários, ela não ocorria desde 2019. O ministro informou, ainda, que a necessidade de realização de novo exame será aplicável a todos os beneficiários de programas como o auxílio-doença há mais de 2 anos.

“Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”, disse.

Segundo Lupi, nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial e não haverá uma convocação automática, para que não haja aumento de filas nos postos de atendimento.

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e Presidente Lula (Foto: Wikipedia)
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e Presidente LulaFoto: Wikipedia)

“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários”, afirmou.

Conforme fontes indicaram ao InfoMoney, entre os benefícios passíveis de revisão por parte do governo federal estão o abono salarial − uma espécie de 14º salário pago anualmente a trabalhadores formais com renda mensal de até 2 salários mínimos −, o benefício por incapacidade temporária (conhecido como auxílio-doença), o seguro-desemprego e o seguro-defeso (pago a pescadores artesanais).

Além deles, a revisão de cadastros também deve avançar sobre programas permanentes, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante o pagamento de um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência de qualquer idade em situação de vulnerabilidade. A linha de corte do benefício é a renda por pessoa de um grupo familiar ser igual ou menor do que 1/4 do salário mínimo.

Na última quarta-feira (3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse, em conversa com jornalistas, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia determinado o cumprimento do arcabouço fiscal “a todo custo” e autorizado a execução de um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias − mas não entrou em detalhes sobre quais seriam. 

Nos bastidores, a avaliação é de que a revisão de benefícios previdenciários terá participação relevante no montante economizado. Neste caso, medidas mais estruturais ficariam para um segundo momento.

Fonte:InfoMoney

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Meia Um DF: (61)995707714

Para mais conteúdos como esses, continuem acompanhando o nosso trabalho em https://meiaumnews.com.br/

Continue acompanhando o nosso trabalho e comente nossas publicações. Podem enviar tudo que acontece na cidade de vocês para que nossa equipe possa avaliar e publicar. para mais informações e contato, fale conosco através do email: meiaumnews@gmail.com 

Meia Um News o seu Portal de Notícias.

Diego Carvalho

Diego Carvalho é um blogueiro dedicado às áreas financeira e global, conhecido por seu conteúdo claro, informativo e acessível. Com uma visão apurada do mercado, compartilha insights sobre investimentos, gestão financeira e tendências econômicas mundiais. Sua trajetória é marcada pelo compromisso de transformar assuntos complexos em informações práticas e úteis para seus leitores, ajudando tanto iniciantes quanto investidores experientes a alcançarem seus objetivos financeiros. Por meio de artigos envolventes e educativos, ele constrói uma comunidade de leitores engajada, focada em prosperidade e conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo