Epifânia Maria de Jesus Mendes, mais conhecida como Vó Pifa, faleceu aos 108 anos em Brasília, vítima de insuficiência respiratória.
Nascida em Correntina (BA), Vó Pifa mudou-se para o Centro-Oeste quando acompanhou o marido, um dos trabalhadores na construção de Brasília. Sua família esteve presente nos primeiros anos da nova capital, ajudando a erguer a cidade.
Matriarca de 14 filhos, ela viu crescer netos, bisnetos e construiu uma forte presença familiar. Sempre jovem de espírito, gostava de cantar, recitar poesias, viajar para a praia e até tomar cerveja ou vinho — hábitos que manteve até a velhice.


Vó Pifa também entrou para a cultura popular: em 2019, ganhou destaque nacional ao participar do programa de Rodrigo Faro, onde recebeu o prêmio de “mulher mais velha da América Latina a fazer uma tatuagem”, conquista obtida aos 102 anos — e, no total, ela tinha quatro tatuagens. Metrópoles
Sua trajetória de vida é marcada por força, alegria e tradição, consolidando-se como um símbolo de história e longevidade na capital federal.





