Morre Vó Pifa, pioneira de Brasília, aos 108 anos

Vó Pifa
Vó Pifa | Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

Epifânia Maria de Jesus Mendes, mais conhecida como Vó Pifa, faleceu aos 108 anos em Brasília, vítima de insuficiência respiratória.

Nascida em Correntina (BA), Vó Pifa mudou-se para o Centro-Oeste quando acompanhou o marido, um dos trabalhadores na construção de Brasília. Sua família esteve presente nos primeiros anos da nova capital, ajudando a erguer a cidade.

Matriarca de 14 filhos, ela viu crescer netos, bisnetos e construiu uma forte presença familiar. Sempre jovem de espírito, gostava de cantar, recitar poesias, viajar para a praia e até tomar cerveja ou vinho — hábitos que manteve até a velhice.

Vó Pifa também entrou para a cultura popular: em 2019, ganhou destaque nacional ao participar do programa de Rodrigo Faro, onde recebeu o prêmio de “mulher mais velha da América Latina a fazer uma tatuagem”, conquista obtida aos 102 anos — e, no total, ela tinha quatro tatuagens. Metrópoles

Sua trajetória de vida é marcada por força, alegria e tradição, consolidando-se como um símbolo de história e longevidade na capital federal.

Sigam nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − sete =

Categorias

Mais Destaques

Posts relacionados