Mundo

Justiça manda PF investigar soldado de Israel que está no Brasil

Saque FGTS Saque FGTS

Yuval Vagdani é suspeito de participação em suposto genocídio na Faixa de Gaza

A Justiça Federal determinou uma investigação contra um soldado de Israel, que está atualmente em solo brasileiro, por supostos crimes de guerra praticados na Faixa de Gaza. A investigação será conduzida pela Polícia Federal, com pedidos de diligências do Ministério Público Federal (MPF).

A determinação é da juíza federal Raquel Soares Charelli, datada de 30 de dezembro de 2024, com despachos em 3 de janeiro para envio de material à PF.

“Considerando a necessidade de cumprimento das diligências requeridas pelo Ministério Público Federal, determino a baixa integral dos autos (download integral dos autos), baixando separadamente a peça inserta no referido ID, em razão do sigilo, para envio à Polícia Federal por e-mail”, destaca a magistrada na decisão.

O pedido inicial de investigação foi feito por meio de uma notícia-crime formulada pelos advogados Maira Machado Frota Pinheiro e Caio Patrício de Almeida, que alegaram que Yuval Vagdani, cidadão israelense e possível “criminoso de guerra”, encontra-se em território nacional e que, por isso, o Estado brasileiro, como signatário de tratados internacionais, como a Convenção de Genebra e o Estatuto de Roma, tem o dever de reprimir tais crimes, mesmo que tenham sido cometidos fora do território nacional.

ABERTURA DE CONTA C6 BANCK

“Aplicando o princípio da extraterritorialidade e da competência universal para processar e julgar o noticiado”, diz a juíza.

A suspeita inicial é que o israelense estaria em Morro de São Paulo, na Bahia, e, por isso, o caso começou a tramitar no estado. No entanto, foi repassado ao Distrito Federal por questões legais. A juíza plantonista da comarca de Salvador, após parecer do MPF, enviou o caso para Brasília com fundamento no art. 88 do Código de Processo Penal. O artigo estabelece que, para crimes cometidos fora do território brasileiro, a competência é da capital do estado onde o acusado residiu por último.

Fonte: CNN

Atualização : Celso Teixeira

Zapay - Pagamento de Débitos de Veículos

05/01/2025

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Meia Um DF: (61)995707714

Para mais conteúdos como esses, continuem acompanhando o nosso trabalho em https://meiaumnews.com.br/

Continue acompanhando o nosso trabalho e comente nossas publicações. Podem enviar tudo que acontece na cidade de vocês para que nossa equipe possa avaliar e publicar. para mais informações e contato, fale conosco através do email: meiaumnews@gmail.com 

Meia Um News o seu Portal de Notícias.

Envie suas sugestões de matérias e denúncias em nosso Whatssap : (61)99570-7714

Celso Teixeira

Celso Teixeira é um blogueiro dedicado que transita entre os mundos da política e do esporte, compartilhando análises perspicazes e comentários envolventes. Com uma escrita clara e direta, ele se destaca por abordar temas complexos de forma acessível, conectando-se tanto com leitores que acompanham os bastidores da política quanto com apaixonados por esportes. A visão crítica e a paixão pelos temas que aborda fazem de Celso uma referência para quem busca informação com um toque de opinião.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo